sábado, 12 de novembro de 2016

Parábola da Vaquinha no Penhasco - Uma lição para quem quer ser empreendedor!

Leia a Parábola da Vaquinha no Penhasco e aprenda lições importantes para começar a empreender já!

Muitos palestrantes e Coaches motivacionais citam Parábolas nos seus cursos e palestras.A Parábola é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição moral.

Citando Parábolas, esses palestrantes despertam muitas coias em você e o te faz refletir e ver o que precisa ser mudado para seguir firme nos seus objetivos e alcançar o sucesso almejado.

E nós aqui do Cursos Para Empreendedores também teremos uma Categoria só de Parábolas, para refletirmos e tiramos lições valiosas para nosso crescimento profissional, financeiro e pessoal.

A nossa primeira História é a Parábola da Vaquinha , que ouvi alguns anos atrás e me deu um "Start" em muitas coisas.

Espero que mude muita coisa em você também.

Parábola da Vaquinha no Penhasco


Parábola da Vaquinha no Penhasco
Parábola da Vaquinha no Penhasco 


Era uma vez, um sábio chinês e seu discípulo. Em suas andanças, avistaram um casebre de extrema pobreza onde vivia um homem, uma mulher, 3 filhos pequenos e uma vaquinha magra e cansada.
Com fome e sede o sábio e o discípulo pediram abrigo e foram recebidos. O sábio perguntou como conseguiam sobreviver na pobreza e longe de tudo.

- O senhor vê aquela vaca ? - disse o homem. Dela tiramos todo o sustento. Ela nos dá leite que bebemos e transformamos em queijo e coalhada. Quando sobra, vamos à cidade e trocamos por outros alimentos. É assim que vivemos.

O sábio agradeceu e partiu com o discípulo. Nem bem fizeram a primeira curva, disse ao discípulo :
- Volte lá, pegue a vaquinha, leve-a ao precipício ali em frente e atire-a lá em baixo.
o discípulo não acreditou.

- Não posso fazer isso, mestre ! Como pode ser tão ingrato ? A vaquinha é tudo o que eles têm. Se a vaca morrer, eles morrem !

O sábio, como convém aos sábios chineses, apenas respirou fundo e repetiu a ordem :
- Vá lá e empurre a vaquinha.

Indignado porém resignado, o discípulo assim fez. A vaca, previsivelmente, estatelou-se lá embaixo.
Alguns anos se passaram e o discípulo sempre com remorso. Num certo dia, moído pela culpa, abandonou o sábio e decidiu voltar àquele lugar.

Queria ajudar a família, pedir desculpas, ao fazer a curva da estrada, não acreditou no que seus olhos viram. No lugar do casebre desmazelado havia um sítio maravilhoso, com árvores, piscina, carro importando, antena parabólica.

Perto da churrasqueira, adolescentes, lindos, robustos comemorando com os pais a conquista do primeiro milhão. O coração do discípulo gelou. Decerto, vencidos pela fome, foram obrigados a vender o terreno e ir embora.
Devem estar mendigando na rua, pensou o discípulo.

Aproximou-se do caseiro e perguntou se ele sabia o paradeiro da família que havia morado lá
- Claro que sei. Você está olhando para ela.
Incrédulo, o discípulo afastou o portão, deu alguns passos e reconheceu o mesmo homem de antes, só que mais forte, altivo, a mulher mais feliz e as crianças, jovens saudáveis.

Espantado, dirigiu-se ao homem e disse :
- Mas o que aconteceu ? Estive aqui com meu mestre alguns anos atrás e era um lugar miserável, não havia nada. O que o senhor fez para melhorar de vida em tão pouco tempo ?

O homem olhou para o discípulo, sorriu e respondeu :

- Nós tínhamos uma vaquinha, de onde tirávamos o nosso sustento. Era tudo o que possuíamos, mas um dia ela caiu no precipício e morreu. 

Para sobreviver, tivemos que fazer outras coisas, desenvolver habilidades que nem sabíamos que tínhamos. E foi assim, buscando novas soluções, que hoje estamos muito melhor que antes.

Leia também: Parábola do Relógio Perdido - Como uma mente em silêncio pode te ajudar a encontrar soluções e te fazer caminhar ainda melhor no caminho do empreendedorismo!

Lição da História da  Vaquinha no Penhasco


O que você refletiu sobre a história da vaquinha?

Muitas vezes não temos uma vida melhor, a vida que sonhamos porque não queremos sair da Zona de Conforto, não queremos mexer em nada, mas queremos resultados diferentes, e a parábola da vaquinha nos mostra como as adversidades talvez sejam o início de uma grande jornada de sucesso.

Leia qualquer biografia de um empreendedor de sucesso, histórias de pessoas famosas e ricas e verá uma coisa em comum: Saíram da Zona de Conforto. Enfrentaram seus medos, caíram muitas e muitas vezes, foram desacreditados, mas no fim prosperaram.

Com certeza jogaram algumas vaquinhas no precipício para chegar onde chegaram.

Lição da Parábola da Vaquinha no Penhasco


Todos nós temos uma “vaquinha”, que nos dá as coisas básicas para sobreviver, mas que nos obriga a conviver com uma cega rotina.

As vezes precisamos empurrar uma vaquinha para vir as mudanças em nossas vidas.

Identifique a sua “vaquinha”.

Leia também: Parábola O Homem e a Jangada - Livre-se de pesos desnecessários que vão te atrapalhar na sua jornada!

  Gostaram da Parábola da Vaquinha no Penhasco? Conhecem mais alguma Parábola boa de motivação? Conte-nos! Vamos crescer juntos!

0 comentários: